Videogame gigante é atração em exposição de SP

17-06-2010 10:35

 

Game de 16X11 metros, que pode ser jogado por até 40 pessoas, é parte da exposição Epidernik, da Estação Ciência da USP, em São Paulo

por Redação Galileu
Editora Globo
Divulgação

Um videogame educativo de 11 metros de largura e 16 de comprimento, que pode ser jogado por até 40 pessoas ao mesmo tempo, será a principal atração da exposição “Epidemik: O Impacto das Epidemias na sociedade ao longo dos séculos’’, na Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP).

>>Primeiro homem infectado com vírus de computador
>>Existe um vírus que pode exterminar de vez a raça humana?

O game simula epidemias de vírus reais e imaginários ao redor do globo. Situações como peste pulmonar em Nova Iorque, crise de Aids no Rio de Janeiro ou pandemia de gripe em Cingapura são colocadas diante do jogador, que deve tomar os cuidados necessários para se manter saudável. Cada partida dura em média 20 minutos, durante os quais o jogador é seguido por uma aura individual, projetada no chão do tabuleiro, que indica seu estado de saúde e dá orientações sobre como prevenir-se da doença. Cadeirantes também podem participar da brincadeira.

Originalmente criado para a exposição Epidemik em Paris, na França, o game tem um quinto de seu conteúdo – sobre a dengue – desenvolvido por pesquisadores brasileiros da Fundação Oswaldo Cruz.  O outro bloco da exibição é dedicado à história das epidemias no Brasil e no mundo. Obras de arte francesas e brasileiras, filmes, gravuras, reportagens, documentos e relatos de quem sobreviveu a esses períodos críticos são os fios condutores dessa linha temporal.

A mostra estará aberta ao público de 2 de julho a 26 de setembro e custará R$ 4 - estudantes, e deficientes físicos pagam meia entrada e idosos, menores de seis anos, professores, guias de turismo e estudantes e funcionários da USP tem entrada franca. Mais informações em www.eciencia.usp.br.

A exposição foi trazida ao Brasil e adapatada à realidade do País por uma parceria entre a indústria farmacéutica Sanofi-Aventis, a Fiocruz e o Instituto Butantan.

Editora Globo

1997.03.28