Com Kinect, 'Dance central' coloca o corpo do jogador para dançar

16/06/2010 20:33

 

Acessório do Xbox 360 capta movimentos sem necessidade de controle.
Gamer deve realizar os passos que aparecem na tela para ganhar pontos.

Estande da Harmonix que apresentou 'Dance central'.Estande da Harmonix que apresentou
'Dance central'. Foto

Quando o Wii foi lançado, a empolgação com o controle sensível a movimentos fez com que todos jogassem games em pé. Algum tempo depois, os gamers aprenderam que quase tudo poderia ser feito sentado. Com o Kinect – primeiro sensor de movimentos para videogame sem controle –, é impossível usar deste “jeitinho”.

Comente esta notícia

O hpweb teve acesso ao game “Dance central”, desenvolvido pela Harmonix, a criadora de “Rock band”, com exclusividade para o acessório do Xbox 360. O game coloca o jogador na pele de dançarinos de rua e, com a captura de movimentos oferecida pelo Kinect, é obrigado a realizar passos que vão do simples ao complexo.

Para começar a jogar “Dance central”, é preciso quase que reaprender a controlar o videogame. Primeiro, é preciso se colocar à frente do Kinect, permitindo que todo o seu corpo apareça em uma pequena janela no topo da tela. A imagem lembra um ultrassom. O aparelho escaneia todo o seu corpo - mostra até se você está utilizando um casaco, por exemplo. Após encontrar uma posição correta, é preciso aprender a navegar por menus sem o auxílio de botões. A mão direita navega pelos menus das músicas com movimentos para cima e para baixo. Confirmar qualquer opção exige um movimento horizontal e, para cancelar, o jogador precisa balançar a mão esquerda.

  Uma vez escolhida a canção, o jogador pode decidir ir direto para uma apresentação (caso ele conheça os movimentos do game), ou para um treino. Nesta opção, os movimentos que devem ser realizados com o corpo no ritmo da música são apresentados na tela.

No teste, a canção era “Poker face”, da cantora americana Lady Gaga. No modo de dificuldade mais baixo, a exigência era dançar de um lado para o outro e bater palmas no momento certo. Tudo é indicado por ícones que aparecem na tela.

O  sistema avisa se algum movimento está sendo feito errado, e o jogador pode ver isso na telinha que mostra o sistema de captura. Não há lentidão na reprodução dos movimentos.

Na versão final, que deve chegar às lojas ao mesmo tempo que o Kinect, no dia 4 de novembro nos EUA, haverá uma grande lista de músicas, além da possibilidade de poder comprar outras, criar personagens e jogar em rede.

Ao final do teste, os jornalistas recebem uma toalhinha, um presente mais do que necessário para enxugar o suor.


1997.03.28